Arujá amplia horário de mamografia em ação inédita para o mês da mulher

No mês dedicado às mulheres, a Prefeitura de Arujá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Fundo Social de Solidariedade, anuncia uma iniciativa pioneira para a saúde feminina: a ampliação do horário de atendimento para exames de mamografia. A medida visa atender, especialmente, mulheres que não conseguem realizar o exame durante o horário comercial.
Com a nova agenda, as clínicas conveniadas passarão a ofertar o exame também no período noturno, das 17h às 20h, de segunda a sexta-feira. "Sem dúvida, essa ação busca facilitar o acesso das mulheres aos cuidados com a saúde. Elas, que sempre cuidam de todos, também precisam cuidar de si mesmas", afirmou Clau Camargo, presidente do Fundo Social de Solidariedade e primeira-dama de Arujá.
Segundo Clau, a iniciativa faz parte de uma série de ações que a Prefeitura preparou para o Mês da Mulher, abrangendo tanto a saúde quanto o empreendedorismo feminino. "Além dos cursos de capacitação que promovemos frequentemente, esta ação reafirma nosso compromisso com o bem-estar das mulheres arujaenses", destacou.
Para realizar o exame, é necessário apresentar comprovante de residência, cartão do SUS, um documento com foto e a guia de encaminhamento. A solicitação pode ser feita durante os mutirões de saúde ou diretamente nas UBSs em outras datas.
Mutirões de saúde reforçam prevenção
Além da extensão do horário de mamografia, a Secretaria de Saúde de Arujá realizará dois mutirões para reforçar a prevenção e o cuidado com a saúde das mulheres. As ações ocorrerão nos dias 15 e 29 de março, das 8h às 16h, em quatro Unidades Básicas de Saúde: Parque Rodrigo Barreto, Jardim Emília, Mirante e Centro.
Nessas datas, as mulheres poderão realizar coleta de papanicolau, testes rápidos para HIV e sífilis, avaliação odontológica e solicitar a mamografia. As pacientes que retirarem a guia de encaminhamento nesses mutirões terão a possibilidade de realizar o exame no mesmo dia, nas clínicas conveniadas, ou agendar para um momento mais conveniente.
O exame de mamografia é indicado para mulheres entre 45 e 70 anos ou para aquelas que possuem alguma indicação médica. "Esse é um exame essencial para o rastreamento precoce do câncer de mama e, atualmente, temos uma demanda reprimida de cerca de 200 exames na cidade. Com essa ampliação, esperamos reduzir significativamente esse número", explicou o secretário de Saúde de Arujá, Leonardo Reis.
Mais informações sobre ações e atendimentos podem ser obtidas por meio das redes sociais e do site da Prefeitura de Arujá: www.prefeituradearuja.sp.gov.br.
COMENTÁRIOS